O Parque Nacional de Boa Nova foi criado em junho de 2010 visando proteger ambientes de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica, especialmente a mata-de-cipó (floresta estacional decidual de altitude) e sua impressionante diversidade de aves (423 espécies registradas até o momento) especialmente o gravatazeiro (Rhopornis ardesiacus), espécie símbolo da área e endêmica da mata-de-cipó. São 12.000 hectares em cinco blocos de dimensões bem variadas unidos por um Refúgio de Vida Silvestre (criado junto com o Parque) em quatro blocos com área total de 15.000 hectares. Estão inseridas nos municípios baianos de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dário Meira. A BR 030 corta o conjunto das UCs e a cidade de Boa Nova tem uma localização relativamente centralizada entre as áreas protegidas. A região é caracterizada pela transição brusca do clima semi-árido para o clima úmido, podendo-se ir das áreas de Caatinga às áreas de Mata atlântica em menos de 15 km. As UCs estão inseridas num planalto sublitorâneo com altitudes variando entre 600 e 1.130 metros e o relevo é o fator predominante na determinação do clima regional. O interesse pela riqueza natural da área começa com as pesquisas do príncipe naturalista Maximilian zu Wied-Neuwied que permaneceu na região no início do ano de 1817. A posterior divulgação desta expedição em um grande livro de viagem e mais seis volumes sobre a fauna coletada no período, principalmente as aves, despertou a atenção de diversos pesquisadores que visitaram Boa Nova em diversas expedições no século 20, culminando com a descoberta da imensa riqueza de aves do local e a descrição de duas novas espécies desconhecidas pela ciência em 1995. Com a divulgação destas descobertas começam os apelos para a criação de uma unidade de conservação na área. A visitação na área iniciou-se de forma mais intensa por volta de 1993 e a imensa maioria dos visitantes se enquadram no perfil de “observadores de aves” (principalmente birdwatchers estrangeiros) atraídos pelas descobertas ornitológicas, o que provocou uma pequena mobilização local no sentido de organizar um movimento ambientalista incipiente que culminou na criação da Diretoria Municipal de Meio ambiente em 2003. Em 2005 a ONG Save Brasil (Sociedade Para a Conservação das Aves), reconhecendo a importância da área que foi taxada como a “maior negligência de conservação do Brasil”, devido à sua imensa riqueza natural e a total falta de proteção, instalou um escritório com um biólogo residente na cidade de Boa Nova para promover estudos e incentivar o movimento ambientalista local a lutar pela criação de uma UC na área. Esta ação foi decisiva para a criação do Parque Nacional e Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova com amplo apoio da sociedade local.
COMO CHEGAR
Via Aérea: o aeroporto de Vitória da Conquista tem voos domésticos regulares e fica a 110km de Boa Nova pela BR 116 (Rio-Bahia). O Aeroporto de Ilhéus tem mais opções de voos domésticos mas fica mais distante de Boa Nova. Via Rodoviária: Boa Nova fica a 430 km de Salvador pela BR 116 (Rio-Bahia com quatro praças de pedágio). De Jequié são 84 km pela BR 116. De Vitória da Conquista são 110 km pela BR 116. Partindo de Ilhéus são 230 km pela BR 415 (Santacruz da Vitória) depois pela BA 262 (Ibicuí-Poções) e pela BR 116 (Poções - Boa Nova). De Itacaré são 190 km pela BR 330 (até Ipiau) BA 650 (Dário Meira) e BR 030 até Boa Nova. Há linhas de ônibus regulares partindo de Jequié, Vitória da Conquista e Ipiau. CONDIÇÕES PARA A VISITAÇÃO
O Parque Nacional de Boa Nova foi criado recentemente e ainda não está plenamente estruturado. Suas atrações ainda estão em propriedades particulares, mas os proprietários não têm colocado empecílio para avisitação e não cobram ingressos, no entanto é necessária a contratação de guia local.
ONDE FICAR
A cidade de Boa Nova é pequena, limpa, bonita e aconchegante com um agradável clima de altitude. As opções de acomodação são simples. A Pousada Solar (que tradicionalmente recebe os observadores de aves, a maioria estrangeiros) pode preparar um café da manhã antes das 05:00 (fones (77) 9995 1945 e 9978 5776 falar com o senhor Aquiles). A Pousada dos Pássaros foi reformada recentemente e fica na praça central da cidade (fone (77) 9840-0125).